Marketing Financeiro: apostar na proximidade com o cliente é estratégia a seguir
A TSF convidou os diretores de comunicação de quatro bancos para falar de Marketing Financeiro, no âmbito das conferências «Brand Makers - Comunicar com Eficácia». Estiveram presentes Filipa Roquete, do BPI, Francisco Viana da CGD, Ricardo Valadares do BCP, e Paulo Padrão do BES.
Estando a Banca a viver uma crise de imagem, também reflexo dos tempos difíceis que se vivem, a estratégia de comunicação no sector tem vindo a mudar, passando, em boa parte, pela aposta na proximidade com os clientes, principalmente com as empresas.
Esta é uma das ideias a reter do 4º debate do ciclo de conferências Brand Makers, organizado pela TSF, e que juntou os diretores de comunicação do BES, do BPI, do BCP e da Caixa Geral de Depósitos.
Este ano, com exceção do BES que vai reduzir o orçamento publicitário, os restantes bancos vão manter o investimento feito o ano passado nessa área.
As instituições financeiras lembram, no entanto, que desde 2007 esse orçamento foi reduzido substancialmente, cerca de 50 por cento.
E quando recentemente surgiram suspeitas de cartelização na Banca, os diretores de comunicação dos quatro bancos rejeitam por completo a ideia de que não haja concorrência no sector.
O ciclo de conferências Brande Makers prossegue no próximo dia 8, com o 5º e último debate que será dedicado ao marketing no sector da distribuição.