O PR considerou que o regresso aos mercados «foi um momento importante para Portugal», mas avisou que há ainda muito trabalho a fazer para o país estar bem estabilizado nos mercados.
Corpo do artigo
«Foi um momento importante para Portugal, mas temos ainda muito, muito trabalho a fazer», afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas à saída da cerimónia de entrega do Prémio Leya, que decorreu num hotel em Lisboa.
Lembrando que já na terça-feira tinha feito alusão ao trabalho que Portugal ainda tem pela frente, Cavaco Silva repetiu a ideia: «Há ainda muita, muita coisa a fazer para que Portugal possa estar bem estabilizado nos mercados financeiros».
Na terça-feira, o Estado português, através do instituto que gere a dívida pública (IGCP) mandatou seis bancos, entre os quais a Caixa BI, a gerirem uma emissão de obrigações do Tesouro com prazo a 10 anos, pela primeira vez desde que pediu ajuda externa em 2011.
Numa reação aos resultados da operação, em Bruxelas, o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, afirmou que a emissão de dívida a 10 anos foi um «grande sucesso» e salientou que a procura superou a oferta em «mais do que três vezes».