No comentário semanal na TSF, Bagão Félix critica a proposta dos centristas de anular a taxa sobre os produtos com excesso de sal.
Corpo do artigo
Bagão Félix condena a decisão de deixar cair a taxa sobre os produtos com excesso de sal e critica a proposta do CDS-PP de anular esta taxa mesmo antes de ser aprovada. "Não ficou bem ao CDS", afirma.
Na semana passada, o CDS-PP conseguiu fazer aprovar a eliminação da medida que constava da proposta do governo, conhecida como "taxa da batata frita". Os social-democratas também votaram contra e contaram com a abstenção do PCP.
TSF\audio\2017\11\noticias\29\a_opiniao_de_bagao_felix
No comentário semanal na TSF, o comentador defende que há determinados consumos e fatores que devem ser taxados porque "geram externalidades" que afetam o bem-estar dos cidadãos. A ideia destes impostos é provocar uma alteração aos comportamentos do consumidor.
"Esta era uma medida que me parecia absolutamente adequada e é eliminada não sei em nome de quê", afirma.
A Federação das Indústrias Agroalimentares mostrou-se satisfeita com a anulação da medida e defendeu que a solução para o problema do excesso de sal nos alimentos passa por uma autorregulação. Bagão Félix considera que, neste caso, não é suficiente.
Todas as quartas-feiras, depois das 9h00, na TSF, Bagão Félix comenta os principais temas económicos.