O neoliberalismo vai acabar por provocar a «anarquia internacional». O alerta foi lançado, esta quinta-feira, pelo socialista Medeiros Ferreira.
Corpo do artigo
O professor universitário e antigo ministro de Mário Soares, confessou estar muito preocupado com o rumo da política em Portugal e na Europa, manifestando fortes dúvidas da eficácia das medidas que a troika impôs aos portugueses.
«Eu não acredito que as medidas da troika, para além do programa de liberalização da economia portuguesa, vão muito longe em termos do equilíbrio financeiro», afirmou Medeiros Ferreira durante a sua intervenção na conferência "Avaliar a Troika", que está a decorrer na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
«Neste momento, estamos entregues aos mercados numa fase da globalização em que a própria perdeu o seu centro de gravidade. Tudo está fora de controle. Ou seja, o neoliberalismo vai levar à anarquia internacional», acrescentou.
À margem da conferência, também Marcelo Rebelo de Sousa disse recear que Portugal tenha de seguir o exemplo da Grécia e cortar por completo, no próximo ano, os subsídios de Natal e de férias.
O antigo líder do PSD salientou que as condições económicas evoluíram, de forma negativa, desde o acordo com a troika.