O primeiro-ministro grego disse hoje que o projeto de orçamento plurianual de austeridade em discussão no parlamento até quinta-feira representa uma «ocasião única» e exortou à sua aprovação para que o país «se mantenha de pé».
Corpo do artigo
No início de um crucial debate parlamentar e durante um discurso de 15 minutos, George Papandreou considerou que «o voto é uma ocasião única para que o país permaneça de pé».
Com a votação «vai terminar um período de incerteza» e iniciar-se «uma nova e sã partida para uma economia produtiva», insistiu o primeiro-ministro.
«É o nosso dever patriótico», acrescentou Papandreou, antes de apelar à oposição para «escutar a sua consciência patriótica» e «evitar a propaganda em torno do falhanço» do governo.
Os credores da Grécia impuseram como condição a aprovação deste plano - que prevê o aumento de impostos e um amplo plano de privatizações - para a concessão de uma nova tranche de 12 mil milhões de euros do empréstimo de 110 mil milhões de euros concedido o ano passado, e a aprovação de um segundo plano de apoio para o país, que se encontra à beira da bancarrota.