A votação muito expressiva a favor da expansão deste fundo era já esperada, uma vez que o SPD e os Verdes tinham anunciado ser favoráveis a esta proposta.
Corpo do artigo
O parlamento alemão aprovou, esta quinta-feira, a expansão do Fundo Europeu de Estabilização Financeira, através de uma larga maioria, num voto que amplia o valor e as competências deste fundo.
A decisão foi tomada por esmagadora maioria com 523 deputados das bancadas da coligação de centro-direita e da maior parte da oposição a votarem a favor, 85 contra e três a absterem-se.
O resultado desta votação era já esperado, dado que os dois maiores partidos da oposição (SPD e Verdes) tinham já anunciado que iam votar a favor da expansão deste fundo.
Apesar do voto a favor, Per Steinbruck, do SPD, atacou fortemente as políticas da chanceler alemã, Angela Merkel, pode em causa a forma como o governo germânico geriu esta crise.
Por seu lado, a Esquerda alemã votou contra este alargamento, alegando que o que está em causa é apenas a salvação dos bancos.