
Manifestação de protesto contra a inscrição do limite do défice na constituição espanhola
Reuters
Apesar da contestação, o parlamento espanhol aprovou o princípio de um limite de défice público na constituição apenas com cinco votos contra.
Corpo do artigo
O parlamento espanhol aprovou esta sexta-feira por larga maioria a inscrição de uma «regra de ouro» de estabilidade orçamental na constituição do país.
Apesar da contestação social a esta medida, 316 deputados mostraram-se a favor da inscrição da Lei Fundamental do princípio de um limite de défice público na constituição, tendo apenas cinco parlamentares votado contra.
Durante o debate, vários pequenos partidos questionaram esta medida e pediram mesmo a aprovação da obrigatoriedade de referendo, o que foi rejeitado pela maioria dos deputados.
Na quinta-feira à noite, milhares de pessoas que integram o movimento dos "indignados" manifestaram-se em Madrid contra esta reforma, denunciando a existência de uma «ditadura de mercados» e exigindo um referendo.
Esta sexta-feira, o parlamento espanhol apareceu rodeado de um forte dispositivo policial numa altura em que dezenas de pessoas ainda se mantinham perto deste local.