O primeiro-ministro revelou que há vários países interessados nas privatizações de empresas portuguesas. Brasil, Turquia e vários estados árabes estão entre os que manifestaram interesse.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro português afirmou, sexta-feira à noite, que recebeu nos últimos dias mostras de interesse de países árabes, Turquia e Brasil no processo de privatizações associado ao pacote de ajuda externa ao país.
Pedro Passos Coelho, que falava em Nova Iorque após a intervenção na Assembleia-Geral das Nações Unidas, sublinhou que este interesse mostra «que há confiança no trabalho que o Governo está a fazer, na capacidade de os portugueses ultrapassarem a atual situação e confiança na economia portuguesa para o futuro».
O interesse veio do «mundo árabe, Turquia e Brasil» e contribuiu para o êxito da iniciativa ligada ao saneamento das contas públicas, num mau momento nos mercados financeiros, que pressiona em baixa o valor de algumas das empresas incluídas no pacote de privatizações, disse.
«A participação de outras empresas e investidores de outros países asseguram que nunca estará colocado em causa um preço mínimo aceitável importante que pudéssemos atingir durante esse processo», adiantou.