O deputado comunista Paulo Sá acusou hoje o Governo de executar uma política que «empobrece quem trabalha e beneficia quem especula», numa reação aos dados da execução orçamental.
Corpo do artigo
«Ao mesmo tempo que esta execução orçamental mostra que os impostos sobre os rendimentos do trabalho e os impostos sobre o consumo aumentaram, os impostos sobre os lucros das empresas diminuem», analisou o parlamentar do PCP.
O défice das administrações públicas atingiu os 4.192 milhões de euros em junho deste ano, mais 149 milhões do que no mesmo semestre de 2013, segundo informações oficiais hoje divulgadas pelo Ministério das Finanças.
«Ao mesmo tempo que as prestações sociais diminuem, o Governo aumenta os juros que são entregues à banca para pagamento da dívida pública», prosseguiu Paulo Sá.
O Estado arrecadou no primeiro semestre do ano mais de 17 mil milhões de euros líquidos em receita fiscal, o que representa um aumento de cerca de 711 milhões face ao montante amealhado em igual período de 2013.
«O IRS e o IVA aumentaram nos últimos seis meses, relativamente ao mesmo período do ano passadao, 700 milhões de euros, ao mesmo tempo que o IRC diminuiu cerca de 180 milhões de euros. As prestações sociais diminuíram 200 milhões de euros e os juros entregues a banqueiros especuladores aumentaram quase 400 milhões de euros», lamentou.