O presidente do AICEP defende que a ajuda externa é importante para normalizar a economia e alerta que é importante que as exportações «continuem com tendência crescente».
Corpo do artigo
Basílio Horta aplaude a decisão do Governo em solicitar a ajuda externa, afirmando que o Executivo «tem elementos que lhe permite tomar decisões em momentos oportunos».
«Se este pedido for indispensável para garantir o financiamento às empresas e à economia ainda bem que foi feito», justifica o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que espera que com a ajuda externa «se normalize o financiamento à economia e que as taxas de juro estabilizem».
O empresário adverte que «é importante que a economia não pare e que as exportações continuem na tendência crescente porque, se houver uma inflexão nesse caminho, podemos ter uma crise de dimensões profundas».
Em relação às negociações com as entidades europeias, Basílio Horta defende que há um limite que este governo socialista não deve ultrapassar. Ou seja, «não vai tomar decisões para além daquelas que tomar na situação em que se encontra».