O ministro da Solidariedade e da Segurança Social afirmou, esta sexta-feira, que as pensões mínimas terão um aumento de 3,1 por cento em 2012, em linha com a inflação.
Corpo do artigo
«As pensões mínimas de 189 euros, de 227 euros e de 246 euros terão um aumento de 3,1 por cento, em linha com a inflação», afirmou Pedro Mota Soares que está a ser ouvido esta tarde na Comissão do Orçamento e Finanças, no Parlamento.
De acordo com o ministro da tutela, «numa altura em que se pedem sacrifícios, é importante dar um pouco mais a quem tem muito pouco, pois os portugueses estão disponíveis para aceitar a austeridade, mas também exigem ao Governo um tratamento que dê um pouco mais a quem tem muito pouco».
E acrescentou: «Neste cenário de dificuldades, esse aumento é em linha com a inflação e fará com que estes pensionistas não percam poder de compra».
As declarações de Mota Soares sucederam a intervenção da deputada do BE, Mariana Aiveca, que questionou o governante sobre se o Governo estaria em condições de garantir o aumento das pensões mínimas já no próximo ano.