
Antonis Samaras
O primeiro-ministro grego saudou o acordo alcançado pela zona euro sobre uma fatia de ajuda que estava bloqueada há meses, e afirmou que «os sacrifícios do povo grego não têm sido em vão».
Corpo do artigo
«A Grécia está a levantar-se. Os sacrifícios do povo grego não são em vão. Hoje é um novo dia para a Grécia, trata-se mesmo de um novo dia para a Europa», declarou Antonis Samaras à margem da reunião do Partido Liberal em Bruxelas, horas antes da cimeira dos dirigentes europeus.
«A solidariedade está no trabalho da União. As preocupações sobre uma possível saída da Grécia da zona euro não têm razão de ser», acrescentou.
A zona euro acordou na manhã de hoje entregar à Grécia até ao final de março 49,1 mil milhões de euros, bloqueados desde junho.
Do total, 34,3 milhões de euros serão transferidos na próxima semana, segundo o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker.
«As decisões tomadas hoje marcam o fim de meses de incertezas para a Grécia», sublinhou o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Olli Rehn, numa conferência de imprensa em Bruxelas.
«Muitos observadores acreditavam que o jogo estava perdido para a Grécia e a sua manutenção na zona euro. Aproximando-se o final do ano, dizemos que estes `Cassandras" (profetas da desgraça) erraram», acrescentou.
«A crise continua. Enfraquece, mas ninguém deve agir como se estivéssemos no final de todos os nossos esforços», disse Juncker à chegada à reunião dos conservadores europeus em Bruxelas.