O primeiro-ministro disse que operação de troca de dívida abre boas perspectivas para regresso ao mercado e que só «por miopia política» se pode criticar a forma como decorreu.
Corpo do artigo
Pedro Passos Coelho defendeu hoje que o Governo tem seguido uma estratégia consistente de regresso ao financiamento nos mercados internacionais e que está a ter bons resultados.
Segundo Pedro Passos Coelho, a operação de troca de dívida pública que vencia em 2014 e 2015 para 2017 e 2018 realizada na terça-feira insere-se nessa estratégia e permite uma «suavização» das necessidades de refinanciamento do Estado português, o que «melhora a perspetiva de Portugal regressar aos mercados».
«Portanto, esta é uma estratégia que tem vindo a ser seguida de forma muito consistente e com bons resultados. Julgo que só a miopia partidária poderá impedir de reconhecer que este é um trabalho que tem de ser feito e que está a ser feito em condições que são boas», declarou o PM, na Assembleia da República, no final de uma sessão evocativa do antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro e do antigo ministro da Defesa Adelino Amaro da Costa, que morreram na queda de um avião sobre Camarate no dia 4 de dezembro de 1980.