Damião Martins de Castro, antigo presidente da Administração do Porto de Lisboa, explicou que o encerramento da Golada do Tejo reporia uma situação que já se verificou no passado.
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A construção de um novo porto de contentores na Trafaria vai obrigar ao encerramento da Golada do Tejo, um aterro entre a Trafaria e o Bugio, projeto chumbado pelo Ministério do Ambiente em 1992.
Damião Martins de Castro, que está a favor do fecho da Golada do Tejo, explicou que a implantação deste porto na Trafaria «tem fundos adequados, liberta áreas nobres para outras missões».
«É uma obra hidráulica de grande magnitude. É desejável e o Governo está de parabéns por tomar esta iniciativa, que já está muito pensada», explicou este ex-presidente da Administração do Porto de Lisboa.
Damião Martins de Castro recordou ainda que o encerramento da Golada do Tejo reporia uma situação que já existiu no passado, «porque as areias foram tiradas de lá para a zona de Algés», algo que mais tarde ou mais cedo, na sua opinião, terá de voltar a acontecer.
Os operadores portuários têm mantido viva a ideia de acabar com a Golada do Tejo como solução para tirar os contentores da cidade de Lisboa.