Ouvido pela TSF, Jorge Ponce de Leão admite que o Aeroporto da Portela é o que regista o maior aumento, mas não nos valores referidos pela notícia avançada pelo Diário Económico.
Corpo do artigo
O presidente da ANA-Aeroportos de Portugal reconhece que as taxas aeroportuárias aumentaram desde a privatização da empresa mas apenas três vezes e não sete como noticiou o jornal Diário Económico.
Ouvido pela TSF, Jorge Ponce de Leão, diz mesmo que é uma informação «falsa» e não faz qualquer sentido dizer que as taxas aumentaram sete vezes.
O administrador da ANA admitiu que o Aeroporto da Portela, em Lisboa, tem sido o que mais aumentou as taxas, comparando com os outros aeroportos nacionais. No entanto, o aumento não é de 33%, como diz o jornal Diário Económico», mas de 16,5%.
O presidente da ANA sublinha que há investimentos de 600 milhões de euros no aeroporto de Lisboa, que justificam estes aumentos das taxas aeroportuárias.
O Diário Económico noticiou hoje que as taxas nos aeroportos de Lisboa e Porto vão subir pela sétima vez desde que a ANA foi privatizada em dezembro de 2012, com subidas de 7,56 por cento em Lisboa e de 1,5 por cento no Porto.
Os aumentos terão um impacto de dez milhões de euros nos custos das companhias de aviação que operam no aeroporto da Portela e representam uma variação de 33 por cento em relação aos preços cobrados em relação a maio de 2013.