PS diz que a sua proposta de aumento das taxas liberatórias permite modelação dos subsídios
O Partido Socialista (PS) afirma que a aprovação da sua proposta de aumento das taxas liberatórias para 25 por cento irá permitir ao Governo compensar a modelação no corte dos subsídios, mas continua a defender que era possível mais.
Corpo do artigo
No final das votações em sede da especialidade da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2012, o deputado socialista Pedro Nuno Santos explicou que «a proposta do PS vai permitir ao Governo arrecadar a receita necessária para fazer a modelação que foi aprovada hoje de manhã».
«Isto é, a subida dos limites para o corte de um subsídio, para o corte de dois subsídios, só pode ser feita com a receita que é arrecadada com as propostas que foram aprovadas agora», acrescentou.
A proposta apresentada pelo PS até tinha sido chumbada, mas voltou a ser votada, e prevaleceu sobre uma proposta da maioria que implicava o mesmo aumento destas taxas liberatórias.
A explicação, disse o deputado, é que a proposta do PS já havia sido apresentada na semana passada, dentro do prazo limite, «e que a proposta da maioria foi apresentada apenas hoje».