O socialista Vitalino Canas concorda com a desvalorização do euro defendida por Cavaco Silva e entende que esta discussão devia ser feita na Europa.
Corpo do artigo
Depois de o Chefe de Estado ter defendido que desvalorizar o euro pode ajudar à competitividade da Europa, o deputado socialista Vitalino Canas afirmou, em declarações à TSF este sábado, que estas palavras «são consensuais não apenas em Portugal mas em muitos países da Europa».
«É manifesto que o simples funcionamento das regras dos mercados cambiais tem conduzido a que a moeda europeia tenha adquirido uma relação, sobretudo com o dólar mas também com outras moedas de outros países, desfavorável para o sector exportador dos países europeus», disse.
Vitalino Canas não acredita que dependa da vontade portuguesa que o euro seja «desvalorizado». Por isso, adiantou, este devia ser um tema debatido ao nível da Europa.
O BE também concordou com as declarações do Presidente da República, enquanto o PCP acusou o Chefe de Estado de falta de responsabilidade política.
Já o CDS-PP disse que não vai comentar para já as declarações do Presidente da República. A TSF procura ainda uma reacção do PSD.