
Global Imagens
O PSD vai votar contra os requerimentos da oposição pedindo que o Presidente da República responda a questões por escrito na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES garante fonte parlamentar social-democrata.
Corpo do artigo
O PSD, indicou a mesma fonte à agência Lusa, «considera que é absolutamente lamentável que uma estratégia de lançar a confusão» e «um conjunto de manobras de diversão» de Ricardo Salgado tenha «vindo a ser seguida pelos partidos da oposição». «O grupo parlamentar do PSD não está disposto a deixar que as atenções se desviem daquilo que é o verdadeiro objeto da comissão de inquérito», alertou a fonte 'laranja' à Lusa.
Em causa estão pedidos já formalizados ou em vias de o serem de PS, PCP e BE reclamando que Cavaco Silva preste esclarecimentos sobre reuniões tidas com o ex-banqueiro histórico do BES em 2014.
Já no que refere a um requerimento que o PS vai apresentar pedindo um depoimento por escrito do primeiro-ministro sobre encontros tidos também com Salgado, os sociais-democratas não têm «nada a opor» ao mesmo, embora lamentando aquilo que dizem ser uma «competição» entre PS, PCP e BE «a ver quem faz mais números políticos».
O antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado reuniu-se duas vezes em 2014 com o Presidente da República tendo alertado Cavaco Silva sobre os «riscos sistémicos» envolvendo o GES e o BES, disse o ex-banqueiro em carta endereçada à comissão parlamentar de inquérito.