Os social-democratas duvidam das contas apresentadas por Mário Centeno e defendem que o Governo protagonizou um "momento falhado" que revela "atrapalhação" e "inspira pouca confiança".
Corpo do artigo
O PSD considera que o esboço de Orçamento de Estado para 2016, aprovado, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros e apresentado pelo ministro das Finanças deixa "muitas dúvidas".
Em declarações à TSF, Leitão Amaro justifica as dúvidas sobretudo em relação à redução do défice para 2,6%: "Como se consegue esta redução quando o que se conhece são medidas que aumentam a despesa ou reduzem a receita. Portanto temos muitas dúvidas como é que estas coisas podem bater certo".
Leitão Amaro acrescentou ainda que "esta é a mensagem que o PSD quer deixar hoje perante aquilo que era suposto ter sido uma apresentação das linhas gerais do esboço de Orçamento e não foi". "Além disso, o governo falhou porque está atrapalhado e esta atrapalhação não inspira confiança".
O governo aprovou o esboço de Orçamento do Estado para 2016, que inclui uma previsão de défice de 2,6% do PIB para este ano, menos 0,2 pontos percentuais do que o previsto no programa do executivo e menos 0,4% do que em 2015.