A Federação da Área Urbana de Lisboa do Partido Socialista (FAUL) está contra o aumento dos preços dos transportes e pede a revisão da decisão.
Corpo do artigo
Os dirigentes da FAUL estiveram reunidos esta quinta-feira à tarde com vários autarcas do distrito de Lisboa, No final, o presidente alertou que os aumentos podem prejudicar o sector.
«Do ponto de vista económico, a medida foi tomada atendendo apenas a critérios financeiros mas sem a prévia realização de qualquer estudo sobre a elasticidade da procura, pelo que não são conhecidas as consequências deste aumento na diminuição da procura e na consequente redução das receitas», afirmou.
Marcos Perestrello alertou que «muito provavelmente o impacto nas receitas dos operadores públicos não será aquele que o Governo espera e a situação destas empresas publicas agravar-se-á».
«A receita proveniente de um aumento de 15 por cento das tarifas dos transportes públicos conseguir-se-ia com uma política de incentivo à utilização do transporte que conduzisse a um aumento de 10 a 12 por cento do número de utilizadores», considerou.
A federação do PS de Lisboa considera que a medida do Governo revela insensibilidade social, porque os aumentos vão atingir muitas famílias.