O ministro da Economia revelou que a reestruturação do capital de risco público será anunciada na próxima semana, sendo «a maior das últimas décadas».
Corpo do artigo
Álvaro Santos Pereira falava esta tarde, durante a conferência de encerramento da conferência inserida na Feira Internacional Negócios para PME.
«É importante promover o financiamento público e privado adequados ao empreendedorismo e inovação, ao capital de desenvolvimento, ao financiamento bancário e ao capital de risco. Uma das grandes reformas será anunciada esta semana. Iremos fazer, provavelmente, a maior reestruturação do capital de risco público que foi feito nas últimas décadas», afirmou.
O ministro acrescentou que a fusão das entidades públicas de capital de risco deverá começar no início de 2012 com o plano a ser definido até ao final deste ano.
De acordo com Álvaro Santos Pereira, «será criado um operador único de capital de risco», o que vai «simplificar a situação actual» e «criar músculo» em termos empresariais, apesar de ser algo que «vai levar algum tempo».
Por outro lado, o governante anunciou que vai ser posta em consulta pública uma nova lei da concorrência na próxima semana, apelando ao contributo de todos os interessados.
A este propósito, o ministro disse esperar que «toda a gente interessada veja essa nova lei da concorrência e a analise e critique» para que possa ser melhorada.
O ministro revelou ainda que a pol ítica de crescimento será uma grande aposta do Governo, revelando que está a ultimar programa voltado para a promoção do empreendedorismo e inovação nacional.