
Herman van Rompuy
Reuters
O presidente do Conselho Europeu pediu a realização de um Conselho de Ministros das Finanças da UE extraordinário antes da reunião de líderes dos 27 e da Zona Euro, adiada para dia 23.
Corpo do artigo
«Pedi à Presidência polaca e ao presidente do Eurogrupo para agendarem um conselho Ecofin e uma reunião do Eurogrupo antes do Conselho Europeu», disse esta segunda-feira Herman van Rompuy, em comunicado.
O adiamento da cimeira da Zona Euro e do Conselho Europeu teve como justificação a necessidade de tempo «para finalizar uma estratégia abrangente para a crise da dívida soberana na Zona Euro», adiantou.
Rompuy referiu também serem necessários novos elementos para resolver a situação na Grécia, a recapitalização da banca e a melhoria da eficiência dos instrumentos de estabilização», como o fundo de resgate europeu (EFSF, na sigla inglesa).
O processo de ratificação do EFSF ainda não está concluído, faltando a aprovação no Parlamento da Eslováquia. A União Europeia aguarda ainda informação da nova missão da "troika" na Grécia.