
Créditos: Pedro Correia
A cimenteira está a doar sete mil sacos de cimento, correspondentes a um total de 175 toneladas, à junta de freguesia de Maceira e à Câmara Municipal de Leiria, numa iniciativa de apoio à resposta local às necessidades de reparação de infraestruturas afetadas pelo fenómeno meteorológico extremo que atingiu a região Centro do país
Em comunicado, a empresa Secil assegura que o cimento vai ser disponibilizado na Fábrica Maceira-Liz, em Maceira, pela proximidade e por este ser um material essencial para a realização de obras de reparação em telhados, muros e outras estruturas edificadas, contribuindo para a reposição das condições de segurança e habitabilidade em áreas afetadas pela passagem da depressão Kristin.
Esta unidade de produção instalada na freguesia de Maceira desde 1923, na realidade, é referência na região há mais de um século como um parceiro ativo no seu desenvolvimento económico e social.
Com esta iniciativa, a Secil assegura que mantém o seu compromisso histórico com a comunidade local e com o território onde desenvolve a sua atividade industrial e manifesta solidariedade com as populações e entidades locais, considerando que, com este ato, colabora de forma responsável e concreta na mitigação dos impactos causados, num contexto de crescente exigência e apoio às comunidades.
Este é um pequeno contributo para a reconstrução da região de um grupo empresarial fundado em Portugal, cuja atividade assenta na produção e comercialização de cimento, betão, agregados, argamassas e cal hidráulica. Também integra uma empresa que opera em áreas complementares na economia circular, na utilização de resíduos como fonte de energia.
A fábrica da Maceira, em simultâneo com a unidade do Outão e de Pataias, completam o portefólio da empresa que a partir de Portugal expandiu atividade nas últimas duas décadas para outros mercados, marcando presença em Angola, na Tunísia, no Líbano, em Cabo Verde, em Espanha, na Holanda e no Brasil.
Ao todo, a cimenteira tem oito fábricas de cimento e presença em oito países e quatro continentes, e assegura que tem uma capacidade anual de produção de cimento de cerca de 9,75 milhões de toneladas.
