"Fez o preço mais baixo e assegura experiência", o secretário de estado dos transportes diz que o vencedor do concurso de sub concessão da Carris e do Metros, dá todas as garantias e elogia o trabalho da Avanza em Espanha.
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"É um grande grupo internacional, o seus acionistas são mexicanos, eles têm forte experiência em Espanha, é o primeiro operador privado em Espanha e opera em zonas tão importantes como a área metropolitana de Madrid", destaca o secretário de Estado dos Transportes em declarações aos jornalistas no Ministério da Economia.
Sérgio Monteiro diz, por isso, que o governo está "confortado" com a experiência deste operador.
O governante confirma que o Estado vai poupar 215 milhões de euros no total dos oito anos de contrato, cerca de 25 milhões de euros por ano. "O estado paga um determinado valor fixo por quilómetro e em troca recebe receita tarifária - 70% do valor dos bilhetes continua a ser uma receita do Estado", explica Sérgio Monteiro, não adiantando, para já, a quantos milhões de distância ficou a segunda proposta.
Este é o resultado do relatório preliminar. Nos próximos 5 dias úteis, haverá audiências com os interessados, será depois elaborado o relatório final para apreciação do governo e do conselho de administração da empresa e só então será tomada a decisão final.
O secretário de Estado ressalva que os trabalhadores continuam a ter uma relação contratual com o Estado e que os activos continuam a ser públicos, lembra que o caderno de encargos obriga a uma renovação da frota (autocarros com mais de 16 anos têm de ser substuídos por outros com menos de seis) e insiste que estão proibidos aumentos extraordinários de preços de bilhetes durante este período