Nos Açores, o setor empresarial regional representa 7,8% do PIB regional. Na Madeira, corresponde a 6,7% do PIB local
Corpo do artigo
De acordo com os dados publicados esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas (CFP), “o peso do Setor Empresarial Regional nas economias regionais é mais preponderante do que o Setor Empresarial do Estado na economia nacional como um todo”.
“Em 2023, o conjunto das empresas do Setor Empresarial Regional registou um resultado líquido negativo que se refletiu em cada uma das regiões autónomas”, lê-se no relatório.
Este resultado líquido foi negativo nos Açores em 41,6 milhões de euros e na Madeira em 46,3 milhões de euros. É a primeira vez que o CFP publica um relatório sobre o setor empresarial das duas regiões autónomas. O universo de entidades analisadas integra 19 empresas na Região Autónoma dos Açores e 21 na Região Autónoma da Madeira.
Falência técnica
“No final de 2023, 6 empresas do Setor Empresarial Regional apresentaram capitais próprios negativos, representando cerca de 15% do universo de empresas analisadas neste relatório. A verificação de capitais próprios negativos significa que estas empresas se encontram numa situação que pode ser categorizada como de ‘falência técnica’, sendo que duas empresas do grupo SATA representam 83% do valor negativo global do Setor Empresarial Regional, sendo o resto do valor resultante das três empresas do setor da saúde da Região Autónoma dos Açores e do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira”, sublinha o CFP.
“No final de 2023, a região autónoma dos Açores era titular direta da função acionista em 10 das 19 empresas” e na Madeira, “a região é detentora direta da maioria do capital em 17”.
Quanto à participação acionista, abrangendo todas as participações, diretas ou indiretas, ascendia a 774 milhões de euros na Madeira e 560 milhões de euros nos Açores.
Emprego
Em 2023, Setor Empresarial Regional dos Açores empregava 7508 trabalhadores e o Setor Empresarial Regional da Madeira dava trabalho a 8949 pessoas. Ou seja, "mais do dobro do peso dos trabalhadores do Setor Empresarial do Estado a nível nacional. No seu conjunto o Setor Empresarial Regional registava 16,5 mil trabalhadores para um total de 47,3 mil trabalhadores públicos nas Regiões Autónomas".