
S&P
Direitos Reservados
A agência de notação financeira Standard&Poor's atirou, esta sexta-feira, para o "lixo" o rating dos quatro maiores bancos portugueses: CGD, BES, BCP e BPI.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado esta sexta-feira, a agência norte-americana anuncia o corte em dois níveis do rating do Banco Comercial Português (BCP), do Banco Espírito Santo (BES) e sua subsidiária Banco Espírito Santo de Investimento, de BBB- para BB. Os três bancos passam assim para o nível "lixo".
O rating do Banco BPI e sua subsidiária Banco Português de Investimento e da Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi degrado em um nível, passando nos três casos de BBB- para BB+, um nível já considerado "lixo".
A S&P refere ainda que mantém as perspectivas negativas dos quatro bancos, decisão já tomada a 7 de Dezembro. Tal significa que a agência poderá vir a degradar o rating destas instituições novamente.
Estas alterações reflectem alterações nos critérios e na metodologia da agência, o que tem motivado a degradação das notas de várias instituições e governos em todo o mundo.