A Standard and Poor's colocou em vigilância negativa os 'ratings' de vários bancos portugueses, na sequência da revisão da nota de Portugal para um nível equivalente a 'lixo', avisando que deverá cortar esses 'ratings' dentro de duas semanas.
Corpo do artigo
«Acreditamos agora que poderemos rever em baixa os 'ratings' de longo prazo e das emissões de dívida dos bancos portugueses avaliados [pela Standard and Poors] em um ou dois graus», anunciou a agência de notação financeira, acrescentando que tem o objetivo de resolver esta questão no espaço de «uma ou duas semanas».
Numa semana que será marcada pela divulgação das contas dos maiores bancos privados portugueses (BCP, BES, Banco BPI e Santander Totta), que deverão pela primeira vez apresentar prejuízos, a Standard and Poor's (S&P) explica que colocou em vigilância negativa a banca portuguesa devido ao corte do 'rating' de Portugal em dois níveis (de 'BBB-' para 'BB' - um grau equivalente a lixo) anunciado a 13 de janeiro.
Uma das novidades de hoje é que o BES e o BES Investimento passam a estar ao lado da CGD, do BCP, do Banco BPI, do Banco Português de Investimento e do Santander Totta no grupo de bancos portugueses que estão em vigilância negativa, logo, em risco de sofrer uma revisão em baixa dos seus 'ratings'.
Atualmente, o Santander Totta apresenta a nota mais alta entre os maiores bancos portugueses (sendo de sublinhar o facto de estar suportado pela casa-mãe espanhola, o Banco Santander), com uma classificação dada pela S&P de 'BBB-'. Seguem-se-lhe a CGD ('BB+') e o Banco BPI ('BB+'). E depois surgem o BCP ('BB') e o BES ('BB'). Porém, todos estão em risco de ver estas notas serem revistas em baixa nos próximos 15 dias.
A Standard & Poor's cortou em meados de janeiro o 'rating' de Portugal em dois níveis, de 'BBB-' para 'BB', passando assim a nota para um nível já considerado 'lixo' ('junk'), tal como o havia feito a Moody's e a Fitch.
Com esta corte, a dívida soberana de Portugal passou a estar listada fora da escala de investimento pelas três principais agências de 'rating' (S&P, Fitch e Moody's).
[Texto escrito conforme o novo Acordo Ortográfico]