Em declarações à agência Lusa, Teixeira dos Santos garante que Vítor Gaspar foi informado pelo ex-secretário de Estado Carlos Costa Pina sobre o conteúdo destes contratos.
Corpo do artigo
O antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos assegurou que falou a Vítor Gaspar sobre os contratos "swap", o que aconteceu numa reunião a 18 de junho de 2011.
Em declarações à agência Lusa, Teixeira dos Santos explicou que esta reunião, que aconteceu numa altura em que ainda se fazia a transição do Governo, teve duas partes.
Questionado por Vítor Gaspar sobre estes contratos, Teixeira dos Santos disse que o novo ministro das Finanças teria de aguardar pela segunda parte dessa reunião para ter pormenores sobre a questão por parte secretário de Estado Carlos Costa Pina.
«Sendo esta uma matéria que estava a ser conduzida pelo secretário de Estado, sugeri que aguardássemos pela parte seguinte da reunião, onde todos estaríamos juntos, e o secretário de Estado informá-lo-ia sobre o que estava em curso e o que tinha sido feito. E assim foi», adiantou.
Segundo Teixeira dos Santos, Costa Pina deu então, na segunda parte desse encontro, a Vítor Gaspar todos os detalhes sobre estes contratos, tendo então sido pedida informação às empresas e à Direção Geral do Tesouro e das Finanças.
«O sinal evidente de que isso aconteceu é de que o relatório foi produzido em julho de 2011 com a informação referente aos contratos swap então existentes e quanto à sua situação», explicou.
Teixeira dos Santos considerou ainda «estranho» que o Governo tenha demorado «dois anos para despertar para a questão e fazer alguma coisa», até porque existia um «balanço sobre esta situação logo no início das funções deste Governo».
Quando foi ouvida na Comissão de Inquérito aos contratos swap, a secretária de Estado do Tesouro reiterou que na transição de pastas nada foi referido sobre estes contratos.