O presidente do BCE pediu aos líderes dos países da zona euro que não façam declarações contraditórias e para que apresentem uma posição única, dias antes da cimeira extraordinária dos países da moeda única.
Corpo do artigo
«Há uma necessidade absoluta de melhorar a disciplina verbal», disse Jean-Claude Trichet e entrevista ao Financial Times alemão, cuja transcrição o Banco Central Europeu (BCE) hoje divulgou.
Admitindo a complexidade de ter 17 países a tentar coordenar uma resposta à crise, Trichet destacou que «os governos precisam de falar a uma só voz em temas tão sensíveis e complexos como a crise» e reforçou que «falar a uma só voz neste período de crise é essencial».
O presidente do BCE defendeu também a actuação do governo alemão no actual período de crise, refutando acusações de que a Alemanha, a maior economia da zona euro, não agiu com a rapidez necessária para debelar a actual crise de dívida soberana e ajudou mesmo a piorar a situação.
«De maneira nenhuma, e acho mesmo que um discussão dessas está completamente fora de sítio na situação actual», considerou.