
União Europeia
Direitos Reservados
A União Europeia está a estudar a possibilidade da existência, em simultâneo, de dois fundos de resgate para a zona euro.
Corpo do artigo
De acordo com o Finantial Times, a ideia passa por não substituir , como estava previsto em 2013, o Fundo Europeu de Estabilidade Financeira pelo mecanismo de estabilidade financeira.
A nova estratégia apontará agora para a existência autónoma dos dois fundos, que duplicariam as verbas para socorrer os países em dificuldades da zona euro.
O Fundo Europeu de Estabilidade Financeira dispõe, actualmente, de 440 mil milhões de euros e o mecanismo de estabilidade terá uma capacidade de 500 mil milhões de euros.
O Finantial Times diz que esta possibilidade, que esta a ser estudada por responsáveis europeus, poderá ser levada a cimeira de sexta-feira.
O Finantial Times adianta que para dar ainda mais força ao novo mecanismo, os negociadores querem também permitir o acesso ao financiamento do Banco Central europeu (BCE), uma possibilidade que não existe com o actual fundo de estabilização financeira.
Na véspera de uma cimeira que muitos dizem ser decisiva para o futuro da União Europeia, outra proposta passa por um maior apoio financeiro ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para aumentar a capacidade de resposta do FMI aos países em apuros.
A proposta é polémica, sobretudo para os países do norte da Europa.