O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse estar «muito apreensivo» com o futuro dos Estaleiros Navais da cidade e acusou o ministro da Defesa de estar «mal informado».
Corpo do artigo
Ouvido pela TSF, o autarca garantiu que o ministro da Defesa foi «mal informado» em relação às condições dos contratos para a construção de dois navios asfalteiros para a Venezuela por perto de 130 milhões de euros.
José Maria Costa sublinhou que está a ser preparada a terceira reprogramação para a entrega dos navios, que continuam por construir por falta de condições para a aquisição de matéria-prima.
«Eu não posso entender que o sr. ministro, há cerca de três meses, tenha dito que ia lançar de imediato o processo para aquisição dos materiais para a construção dos navios da Venezuela e que não tenha informado que essa situação não era possível», afirmou.
O autarca, que esta tarde foi recebido pelo secretário de Estado da defesa, considerou inaceitável que haja encomendas que não sejam operacionalizadas por meras questões burocráticas.
O responsável disse ainda temer que, com tantos problemas, o futuro dos estaleiros esteja ainda mais comprometido.
A decisão sobre o modelo de concurso público para a reprivatização dos estaleiros será tomada, ainda este mês, em conselho de ministros.
Contactada pela TSF, a Empordef, empresa pública responsável pelos estaleiros, garantiu que há negociações em curso com vista a resolver os constragimentos, de ordem jurídica e financeira, que estão a impedir a compra de matéria-prima.