Número foi avançado pelo ministro da Economia. Empresa remete para novembro apresentação de um calendário detalhado para resolver o problema em Portugal.
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"No total, são cerca de 117 mil veículos com motores que precisam de ser corrigidos, ao nível do software e dos componentes dos motores", disse Pires de Lima após uma reunião do grupo de trabalho criado pelo Governo.
Entre os veículos afetados com o "kit fraudulento que distorce a emissão de gases" existem 102.140 das marcas Volkswagen, Audi e Skoda e mais cerca de 15 mil veículos da marca Seat, mas neste caso o número concreto não está fechado.
Segundo o ministro da Economia, até ao final de novembro a Volkswagen vai apresentar "um calendário mais preciso e detalhado" para a correção dos veículos, ficando todos os custos inerentes a este processo à responsabilidade do grupo automóvel.
Na próxima semana, Pires de Lima deverá conversar com o presidente executivo do grupo alemão para definir o futuro da Autoeuropa, fábrica que o grupo alemão detém em Palmela.
Revisão em alta na Europa
Na semana passada, o fabricante alemão tinha anunciado que haveria 8 milhões de veículos afectados no espaço da UE, mas o número foi agora revisto em alta para 8,5 milhões.
Em comunicado, o grupo revela também que é não foi apurado o número de automóveis fora do espaço dos 28 países da União Europeia.
A Volkswagen garante que está a trabalhar a toda a velocidade nas soluções técnicas que podem envolver software mas também hardware.
A empresa garante que todas as medidas vão ser apresentadas em primeiro lugar às autoridades e assegura que as operações para corrigir o problema problema terão início em janeiro de 2016.
Os proprietários dos veículos afectados vão ser contactados nos próximas semanas ou meses.