O grupo Volkswagen já enviou às autoridades alemãs o plano de ação para resolver o problema das viaturas envolvidas na manipulação das emissões de gases poluentes. São perto de 10 milhões de viaturas que começam a ser reparadas a partir de Janeiro de 2016.
Corpo do artigo
O plano prevê mudanças nos dispositivos, o chamado software dos motores de 2 litros, ou seja, dois mil de cilindrada e, muito provavelmente, reparações técnicas adicionais nos motores de 1600 centímetros cúbicos.
Com base nos relatórios do grupo Volkswagen enviados às autoridades alemãs, grande parte das viaturas é reparável através de uma atualização de software, mas é provável que intervenções mais profundas sejam necessárias para alguns veículos. Essas alterações, garante a marca alemã, vão ser feitas de uma forma gratuita para o cliente.
As primeiras intervenções começam em Janeiro de 2016. O objetivo, de acordo com este plano da Volkswagen, é ter todas as reparações concluidas até ao final de 2016.
Citado pela agencia EFE, o ministro dos Transportes alemão referiu que a Volkswagen cumpriu na íntegra os prazos que tinham sido fixados e enviou às autoridades o calendário e as medidas previstas para solucionar a situação.
De acordo com Alexander Dobrindt, o gabinete federal responsável por veículos motorizados vai analisar nos próximos dias este plano e tomar uma decisão sobre as medidas apresentadas.