O primeiro-ministro sublinhou, esta terça-feira, que nem tudo são más notícias, citando como exemplo o investimento que a Volkswagen vai fazer no próximo ano na fábrica de Palmela.
Corpo do artigo
O membro do conselho de administração do grupo Volkswagen Hubert Waltl, anunciou hoje, em Palmela, que o grupo alemão vai investir mais 200 milhões de euros na modernização da fábrica da Autoeuropa em 2012.
Um anúncio feito menos de 24 horas depois da Nissan ter decidido suspender o projecto para a construção de uma fábrica de baterias em Aveiro.
O primeiro-ministro, Passos Coelho, aproveitou para dizer que os portugueses não se podem ficar só nas coisas más, esclarecendo que não havia forma de segurar o projecto da empresa.
«Nós não temos um contrato assinado com a empresa [Nissan] que hoje nos confira um estatuto de reclamar a concretização desse investimento, mas é um investimento importante para Portugal», explicou Passos Coelho.
«Portanto, espero sinceramente que ele se possa vir a concretizar e se o Governo puder, de alguma maneira, ajudar a convencer a empresa a antecipar as suas decisões de investimento, com certeza que se for legitimo e num plano meramente competitivo, o executivo esforçar-se-à para que esse investimento possa vir para Portugal», rematou.
Sobre os 200 milhões que a Volkswagen vai aplicar na Autoeuropa, o director-geral explicou que serão investidos na modernização da fábrica, apesar da incerteza em relação ao próximo ano, devido à desaceleração significativa da economia global.
«São investimentos em várias localizações. Uma parte substancial nas instalações de pintura, modernização das instalações, e também na nossa unidade de cunhos e cortantes», revelou António de Melo Pires.