O presidente do governo espanhol, Jose Luís Zapatero, afirmou que o pedido de ajuda financeira feito por Portugal «terminou os riscos» em torno da dívida soberana na Zona Euro.
Corpo do artigo
«Todos as analistas consideram que com o pedido [de ajuda] de Portugal terminaram os riscos que existiram nos países da zona euro sobre a dívida soberana», disse Zapatero numa conferência de imprensa em Pequim.
«É a opinião dos analistas, bastante generalizada, e que, posso ratificar, é a perspectiva do governo de Espanha e também das instituições europeias», acrescentou.
Quanto a Espanha, Zapatero disse que o país «nos últimos meses cumpriu os seus deveres» relativamente à redução do défice e «neste momento, no FMI, na Comissão Europeia e na OCDE, reina a confiança» acerca da economia espanhola.
«A economia vai incrementando progressivamente a sua capacidade de crescimento. Não há no horizonte nenhuma previsão de novas medidas de austeridade», esclareceu.
Portugal apresentou à Comissão Europeia um pedido de assistência financeira no passado dia 7 de Abril. Foi o terceiro país da Zona Euro a fazê-lo no espaço de um ano, depois da Grécia e da Irlanda.