


Donbass: "Ação ofensiva russa bem-sucedida pode isolar tropas ucranianas"
A região do Donbass é uma zona de confronto entre ucranianos e forças separatistas pró-russas há oito anos. O general Luís Pinto Ramalho lembra na TSF que este não é um local desconhecido para a Ucrânia e defende que o possível isolamento das tropas ucranianas é "uma situação complicada".

Reportagem TSF. Cruz Vermelha pede corredores humanitários em Kherson
Nadia, uma mulher de 35 anos, para o carro junto ao primeiro posto de controlo das forças ucranianas, na estrada que liga Kherson a Bashtanka, Viaja com os dois filhos, de 9 e 14 anos. Parece desorientada, pede-nos ajuda para chegar até Odessa. A fita branca que traz pendurada no retrovisor do carro deixa perceber a origem: Kherson, a cidade mais a sul ocupada pelo exército de Moscovo. As autoridades russas obrigam os civis da cidade a utilizar uma fita nos carros e no braço, tal como os soldados russos, o que transforma os civis em potenciais alvos.

Corredores humanitários continuam fechados na Ucrânia por falta de segurança
A vice-primeira-ministra da Ucrânia, Iryna Vereshchuk, explica que as autoridades do país tiveram "negociações longas e difíceis" com os russos para conseguir a reabertura de corredores humanitários, sobretudo para Mariupol, mas sem resultados.

Reportagem TSF: "Já não é seguro estar aqui." Mykolaiv bombardeada três vezes num dia
É o presidente da câmara, Oleksandr Syenkevych, quem o reconhece: a cidade deixou de ser um abrigo aceitável para quem ainda não saiu dela. O conselho é o de que o façam.

Portugal "alinhado" com novas sanções à Rússia, piloto sem contrato após saudação nazi e outros destaques TSF
O Alto Representante da União Europeia para a Política Externa, Josep Borrell, acusou a Rússia de "colocar bombas nos campos da Ucrânia" e "bloquear dezenas de barcos carregados de trigo".

Quase 1800 civis morreram e pelo menos 2439 foram feridos na Ucrânia
Há mais de cem crianças entre os feridos registados e os dados reais, alerta a ONU, "são consideravelmente mais altos".

Caravana militar russa segue em direção a Donbass
A caravana com 13 km de extensão segue para Donbass, através da cidade ucraniana de Velykyi Burluk.

"Dispararam todo o tipo de artilharia sobre nós. Não sei como fazer, mas não podemos ficar aqui"
"Fizeram uma 'limpeza' e mataram os militares russos que ainda tinham sobrevivido. Penso que foram cerca de 300 soldados russos." Ludmila, uma mulher com cerca de 60 anos relata, nervosa, que depois da vitória na batalha de Kyselivka, uma aldeia localizada a 50 quilómetros a leste de Mykolaiv, as tropas ucranianas passaram a zona a "pente fino".

"Estarei cá quatro anos e seis meses", preço dos combustíveis desce e outros destaques TSF
Descida do ISP vai traduzir-se numa quebra de 16 cêntimos nos preços da gasolina e do gasóleo.

Governo da Ucrânia anuncia abertura de 10 corredores para retirar civis
Ucranianos estão a tentar sair por conta própria das aldeias tomadas pelas tropas russas.

Zelensky aceita discursar na Assembleia da República, Kiev pede "armas, armas e armas" e outros destaques TSF
Entre os temas em destaque esta quinta-feira está o programa do Governo para os próximos quatro anos e meio, que vai começar a ser discutido no Parlamento. André Silva, Isabel Galriça Neto e Ricardo Paes Mamede criticam a falta de respostas para travar a inflação.

Aumento dos combates impede ajuda humanitária, diz ONU
O porta-voz do secretário-geral da ONU alerta que "os confrontos continuam a afetar áreas residenciais e a danificar infraestruturas importantes", o que "impede que as pessoas presas nas cidades cercadas tenham acesso a mantimentos vitais ou possam retirar-se em segurança".

Reportagem TSF: "Ficamos até o fim." Mykolaiv não se rende e desafia as bombas russas
A cidade portuária do sul da Ucrânia esteve sempre ligada ao mar e à indústria naval desde a sua fundação, em 1789, por Grigory Potemkin, príncipe do império russo, a partir de onde foi criando a sua temível frota de navios de guerra que controlavam o Mar Negro.

Ucrânia denuncia que 11 dirigentes locais continuam em cativeiro
Autarcas e governadores locais ucranianos têm sido alvo de Moscovo.

Reportagem TSF. Explosões em Mikolaiv sem alerta prévio de sirenes
Mikolaiv, cidade localizada no Sul da Ucrânia junto do Mar Negro, foi alvo de ataques esta sexta-feira. Foram ouvidas explosões em Mikolaiv, que chegaram sem qualquer aviso prévio das sirenes. Os projéteis caíram num bairro de pescadores, nas margens do rio Inhul.

Quebra prevista na produção de cereais na Ucrânia coloca em risco alimentação mundial
A Ucrânia colheu, em 2021, 106 milhões de toneladas de cereais, um recorde absoluto que, durante este ano, deve diminuir entre 25% a 50%.

ONU entregou alimentos em Sumy mas não tem acesso a Mariupol
Apoio alimentar chegou a seis mil pessoas, mas também foram entregues utensílios domésticos, kits de saúde e material médico.

"Situação de alta tensão" em Kherson. O relato de quem vive numa cidade dividida
Na primeira grande cidade da Ucrânia tomada pelos russos, Tatyana Merzlikina continua a trabalhar, tem que garantir sustento aos dois filhos que estão noutra cidade, mas a comida e os medicamentos começam a escassear.
