


A outra máquina de fazer espanhóis
Desenhos, pinturas e uma parede. Assim se agigantam as palavras de Valter Hugo Mãe. O traço de Juan Domingues descreve "com outra liberdade", uma espécie de caligrafia da velhice. Ao longo de toda a semana, empoleirado num escadote, foi desenhando o seu livro. A parede é o seu olhar e são as suas memórias. Partilham agora o espaço da Zet Gallery, em Braga, com a reprodução das ilustrações que deram vida ao romance do escritor, "A Máquina de Fazer Espanhóis", reeditado em novembro do ano passado, pela Porto Editora. E são um convite à reflexão. A exposição inaugura este sábado. Para ver, tocar e até manipular.

"Vacina" é palavra do ano 2021
Justificação da escolha da palavra foi a seguinte: "Desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas tornaram-se a maior arma contra a Covid-19 e Portugal é um dos líderes mundiais na sua inoculação".

"Apagão", "bazuca", "criptomoeda". Começou a votação para a palavra do ano
Votação decorre até às 24h00 do dia 31 de dezembro e a vencedora será conhecida "nos primeiros dias de janeiro".

Parceria entre PSP e Porto Editora ensina população a comunicar em língua gestual
O intendente Nuno Carocha refere, em entrevista com Fernando Alves, na Manhã TSF, que desde 2016, a PSP já formou 100 polícias capazes de comunicar em língua gestual.

Grande Prémio de Romance e Novela 2020 é entregue a Valter Hugo Mãe
O júri defende que o livro "Contra mim" foi "merecedor" do Grande Prémio de Romance e Novela, "pela qualidade de construção narrativa, na cuidada arquitetura do texto, e pela expressividade poética da linguagem, na poderosa evocação de tempos e de lugares da infância".

Balsemão repetia jantar de Natal com Marcelo? Sim, se o PR "estivesse sozinho"
Fundador do PSD recordou um Natal em que, estando Marcelo Rebelo de Sousa sozinho, o convidou a juntar-se ao então primeiro-ministro em São Bento.

Historiador brasileiro diz que falta pedido de desculpas de Portugal pela escravatura
Para Laurentino Gomes, Portugal deve fomentar mais estudos sobre a história da escravatura e levar esse debate à praça pública.

É necessário voltar a pensar a educação
Pedro Patacho, autarca e professor universitário, diz que chegou o tem de aproximar a escola do que queremos para o país. O que começou numa tese de doutoramento, é um livro que lança o debate.

Lídia Jorge vence Grande Prémio de Crónica e Dispersos Literários da APE
O júri justifica a escolha de "Em Todos os Sentidos" com o facto de "se tratar de um livro de mestria cronística".
