


PS admite refletir sobre limites temporais para mandatos, incluindo de deputados
PSD e Chega querem retirar a palavra "executivos" da lei, alargando assim o alcance da mesma a outros mandatos, incluindo os dos parlamentares.

Lacerda Sales substitui Seguro Sanches na liderança da comissão de inquérito à TAP
O até aqui líder da comissão, Jorge Seguro Sanches, decidiu renunciar à presidência da Comissão Parlamentar.

Em plena crise política, PS convoca Comissão Nacional para final de maio
Socialistas ainda não reagiram à declaração de Marcelo Rebelo de Sousa em que, na última noite, assumiu ter "divergências de fundo" com o Governo.

Queda do Governo, dissolução do Parlamento ou tudo na mesma? O que Marcelo tem em mãos
Dois especialistas ouvidos pela TSF acreditam que o Presidente da República não tem certezas para optar pelas duas medidas mais drásticas, pelo que deve deixar tudo na mesma.

PS avisa Marcelo: decisões têm de ser respeitadas e relação com Costa não se baseia na "plena convergência"
João Torres defendeu em conferência de imprensa que as diferenças nas leituras políticas de Costa e Marcelo são sinal do "normal" funcionamento das instituições.

Aprovada "audição imediata" de João Galamba na comissão parlamentar de inquérito à TAP
Na reunião desta quarta-feira foram aprovadas também as audições do ex-adjunto Frederico Pinheiro e da chefe de gabinete do ministro, Maria Eugénia Cabaço.

Apesar de "politicamente censurável", Carlos Pereira não podia ser "impedido" de se reunir com Ourmières
Parecer da deputada comunista Alma Rivera assinala que o encontro "levanta a suspeita sobre o condicionamento das perguntas e respostas a efetuar na comissão".

Reação da Igreja aos abusos sexuais foi "evolutiva, mas muito ambivalente"
Pedro Strecht deixou críticas à reação da instituição e de alguns bispos que "perceberam que se não participassem, como outros estavam a participar, seria difícil para eles próprios assumir isso perante o público em geral".

Direito potestativo: Chega vai chamar ao Parlamento ministros das Infraestruturas e da Justiça
André Ventura vai também requerer "com urgência" a audição do diretor do SIS e do conselho de fiscalização das secretas.

PS responde à CGTP com agenda do trabalho digno
João Torres assinalou que o "o salário médio em Portugal aumentou 8%" e que "nunca houve tantas pessoas a trabalhar".

Montenegro quer ver "cabalmente esclarecida" atuação do SIS no caso Galamba
Líder social-democrata assinala que os serviços de informação não podem ser "chamados a fazer trabalhos por ordem do Governo, de um membro do Governo ou até de um membro de um gabinete do Governo".

BE critica silêncio de Costa e avisa que Galamba "não é o único" em situação complicada
Catarina Martins alerta para o estado "muito fragilizado" de um Governo com "uma série de tomadas de decisão" que "não podem ser aceites" num país democrático.

PCP diz que "alguém está a mentir" no caso TAP e "é preciso saber quem"
Partindo do provérbio "quando maio chegar quem não arou, vai ter que arar", Paulo Raimundo defendeu que Costa "está à espera de maio" para falar sobre a polémica.

BE vê Galamba com "muito poucas condições para continuar" e pede que Costa fale
Catarina Martins defende que "todo o Governo está fragilizado" e que é "inexplicável" que o primeiro-ministro não venha a público dar explicações.

Montenegro critica Santos Silva e acusa PS de se "ancorar" em extremos
Líder social-democrata garante que o partido não vai governar "com o apoio nem da extrema-esquerda, nem da extrema-direita".

PS nega contradição na TAP: é "uma questão de linguagem" e PSD usa "arma dos populistas"
João Torres adianta que o primeiro-ministro não vai falar sobre o caso por ter "sentido de Estado", respeitar as instituições e porque não lhe compete comentar "cada desenvolvimento" da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Montenegro não exclui pedir fiscalização do diploma da eutanásia ao Constitucional
Líder social-democrata acusa o PS de ter "desrespeitado completamente" as notas que o Presidente da República fez sobre o diploma ao devolvê-lo à Assembleia da República sem promulgação.

Ventura à saída de Belém: Marcelo "não será obstáculo" à participação do Chega num Governo
O Presidente da República recebeu o líder do Chega e a participação, formação ou liderança de um governo por parte do partido em caso de eleições antecipadas foi tema de uma conversa "melindrosa".
