


A história da democracia contada pela relação dos Presidentes com os média
O investigador Francisco Rui Cádima descreve à TSF quase cinco décadas de convivência do inquilino do Palácio de Belém com os outros poderes. O livro já foi editado.

Cavaco diz que António Costa tem um grau de coragem política "muito baixo"
Ex-presidente da República escreve que traça este perfil político de António Costa com base na análise da atuação do primeiro-ministro nos seis anos de chefe do Governo.

Zeca Mendonça: o assessor de todos os líderes
O percurso do histórico assessor do PSD pode agora ser conhecido no News Museum, em Sintra. Três anos depois da morte de José Luís Mendonça Nunes, a exposição inaugurada esta sexta-feira é a homenagem a uma figura" muito especial da vida política portuguesa", sublinha Luís Paixão Martins, "estando do lado invisível da comunicação política e, o mais notável, tendo sido assessor de 17 presidentes".

"A maior ameaça à democracia é a dos regimes autoritários"
Sociólogo e professor universitário, tornou-se conhecido do país através da política - foi ministro da Educação, da Cultura, da Defesa e dos Negócios Estrangeiros. Esteve nos governos de Guterres, Sócrates e de António Costa. Nos intervalos da governação, enquanto dirigente do PS, foi muitas vezes convocado para o trabalho político de "malhar na direita". Tem 65 anos e parece ter desistido do sonho de acabar a carreira pública na academia. É, agora, o Presidente da Assembleia da República.

Memórias caricatas de 15 anos na Secretaria-Geral da Presidência da República
A chamada de cada um dos elementos do Governo, nas cerimónias de posse, cabe ao secretário-geral da Presidência da República. Arnaldo Pereira Coutinho desempenhou essa função entre 2006 e 2021 e tem muitas histórias para contar.

O Governo que resulta de uma remodelação que não aconteceu
O politólogo e historiador António Costa Pinto diz que o terceiro governo de Costa é mais político e antecipa uma centralização de poderes no primeiro-ministro.

Ramalho Eanes diz que Europa deve "responder com mais força" a Putin
Antigo Presidente da República considera que a Europa "respondeu bem" à atuação militar da Rússia.

Euro comemora 20 anos como moeda de troca
Para comemorar a data, o Banco de Portugal vai invocar, ao longo dos próximos meses, momentos, protagonistas, testemunhos e dados ilustrativos do que chama de "mais extraordinário projeto europeu" jamais concretizado.

"Crise na Ucrânia reforçou a NATO"
Antigo embaixador de Portugal na NATO e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros afirma à TSF que "esta guerra reconfigura os poderes no mundo" e reforça o eixo Pequim-Moscovo. Para Portugal a boa notícia é que "os americanos redescobriram o valor estratégico da Base das Lajes".

Rio acusa Governo de "andar a dormir" face a níveis baixos de barragem do Alto Lindoso
"Quem olha para estas imagens percebe automaticamente que estamos na pior situação que alguma vez esta barragem teve na sua história", diz o líder do PSD.

Legislatura pode ser a mais longa. Costa pode ser o primeiro-ministro com mais tempo no cargo
Com a perspetiva da mais longa legislatura da democracia, o primeiro-ministro António Costa tem a possibilidade de bater o recorde de permanência no cargo, até agora na posse de Cavaco Silva.

Pela quarta vez a dissolução do Parlamento resultou numa maioria absoluta
PS obteve no domingo a sua segunda maioria absoluta em legislativas.

Governo pode entrar em funções em 25 dias, mas também já demorou 60
Em média, neste século XXI, os executivos entraram em plenitude de funções 35,5 dias depois das legislativas.

Eleições quase ganhas? "Não, mas a probabilidade do PSD ganhar é superior à do PS"
Rui Rio não crê na possibilidade de um Governo de iniciativa presidencial.

Portugueses imunizados após atual vaga de Covid, detetado corpo celeste nunca antes observado e outros destaques TSF
Os investigadores acreditam que a Covid-19 se vai tornar numa "doença residente" como a gripe ou a herpes.

Rio não sabe se terá Cavaco e Passos na campanha, mas sabe o que Costa não devia ter dito
O líder do PSD critica o principal adversário político por ter utilizado os números do crescimento do PIB, a que tem acesso "na sua qualidade de primeiro-ministro", como argumento na campanha.

Costa afasta Cavaco dos Presidentes de referência e fala na "confiança" conquistada por Marcelo
Mário Soares, Ramalho Eanes, Jorge Sampaio e Marcelo Rebelo de Sousa. É este o grupo restrito eleito por António Costa, que os elogia por motivos distintos, mas os faz convergir na Presidência de referência.

Costa usa 'carta Marcelo' para pedir maioria absoluta e lembra "limites" de Soares a Cavaco
João Cotrim de Figueiredo fez a intervenção mais dura contra uma eventual maioria absoluta do PS, advertindo para uma "tomada de controlo do aparelho de Estado".
