


"Ninguém é intocável no direito internacional penal"
Trabalha em Nuremberga, ao lado da sala 600, onde em 1946 se sentaram os nazis em julgamento. Mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Londres, Anabela Alves participou no julgamento de Slobodan Milosevic, conhece em detalhe os meandros da investigação e da prova e assegura que ninguém é intocável no direito internacional penal. Acredita que em breve haverá detenções pelos crimes cometidos na Ucrânia e lamenta o facto de ser por culpa dos países ocidentais que não se vai mais longe na aplicação do crime de agressão.

Donald Trump diz que invasão russa é "ataque à humanidade"
O ex-Presidente dos Estados Unidos alega que, se estivesse na Casa Branca, Putin não teria tomado a decisão "cruel" de invadir a Ucrânia.

Kamala Harris foi a primeira mulher com poderes presidenciais nos EUA
Joe Biden fez, esta sexta-feira, fazer uma colonoscopia de rotina. O exame exige que o presidente seja anestesiado e durante esse período a vice-presidente ocupou o cargo maior da democracia norte-americana.

George W. Bush lembra Powell como "grande servidor público"
Bush destaca que "muitos presidentes confiaram no julgamento e na experiência do general Powell".

Colin Powell, ex-secretário de Estado norte-americano, morre de complicações da Covid-19
Colin Powell foi o primeiro secretário de Estado norte-americano negro. Morreu aos 84 anos.

Bill Clinton deverá ter alta do hospital este domingo
O antigo presidente foi admitido no Centro Médico da Universidade da Califórnia em Irvine na terça-feira, devido a uma infeção do trato urinário que se transformou em septicemia.

A história do regresso do rei que fugiu para o Brasil para salvar o império
D. João VI levou a corte para o Brasil horas antes das tropas de Napoleão entrarem em Lisboa. Está agora publicada a história da viagem de regresso, 13 anos depois.

Biden confia na capacidade de os EUA "demonstrarem que as democracias funcionam"
Presidente sublinhou a importância da unidade dos norte-americanos num momento de tensões latentes no país após o mandato de Donald Trump.

Kamala Harris pede que EUA reforcem as suas alianças globais
Homenageando as vítimas dos atentados de 11 de setembro, Harris repetiu a mensagem que o Presidente Joe Biden divulgou na sexta-feira, afirmando que a unidade é a "maior força" do país.

George W. Bush pede luta contra terroristas internos e externos
Para o ex-Presidente dos Estados Unidos, os extremistas violentos domésticos e estrangeiros "são filhos do mesmo espírito infame".

11 de Setembro. Os 20 anos do ataque aos EUA em imagens
A 11 de setembro de 2001, os atentados contra os EUA desencadearam a "Guerra ao Terror". 20 anos depois, o Afeganistão volta a estar nas mãos dos taliban, depois da retirada das forças militares norte-americanas.

A partir do 11 de setembro, "todos tivemos consciência de que começava um novo período na vida global"
Lembrando os atentados que ocorreram há 20 anos, o presidente da Assembleia da República disse que foi avisado pela sua filha da notícia do primeiro avião que embateu nas torres do World Trade Centre, em Nova Iorque, e que viu já em direto a colisão do segundo avião.

Testemunha do 11 de setembro lamenta preconceitos contra Médio Oriente que perduram desde 2001
O professor de economia Luís Cabral que testemunhou de perto os atentados contra Nova Iorque disse à Lusa que a sociedade norte-americana ainda não conseguiu superar uma série de preconceitos que ficaram instalados desde 2001.

"Horror inimaginável." George W. Bush apela a "lembrar as lições" do 11 de setembro
Os eventos desse dia espoletaram uma guerra de 20 anos no Afeganistão, a que o atual Presidente dos EUA, Joe Biden, decidiu pôr fim, retirando as forças militares norte-americanas do país.

Papa defende que vacinação é um "ato de amor"
A campanha "It's up to you" já recorreu anteriormente a outras personalidades para "levar informação assente em factos e que pode salvar vidas às populações que têm dúvidas sobre as vacinas contra a Covid-19", incluindo os ex-Presidentes norte-americanos Barack Obama, George W. Bush, Bill Clinton e Jimmy Carter, além de músicos, atores e atletas.

Bush diz sentir "tristeza profunda" e "coração pesado" devido à situação no Afeganistão
George W. Bush, o Presidente norte-americano que iniciou a guerra dos Estados Unidos no Afeganistão, espera que os EUA dê proteção aos afegãos que trabalharam com os aliados ao longo de duas décadas.

George W. Bush critica retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão
Para o antigo presidente dos Estados Unidos, a saída dos militares é "um erro" e abre porta ao massacre de civis inocentes.

Livro revela que Trump sugeriu enviar doentes com Covid-19 para Guantánamo
Dois jornalistas do Washington Post recriaram a situação no novo livro a partir de entrevistas com mais de 180 pessoas, algumas das quais responsáveis do Governo dos EUA e funcionários da saúde.
