


Maior resistência à toma da 3ª dose? Médicos falam em comunicação pouco assertiva
Associação de Medicina Geral e Familiar receia que a meta de vacinar um milhão e 500 mil pessoas até meados de Dezembro não possa ser cumprida.

Médicos de família aguardam informação sobre fim dos centros de vacinação
Para Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a desativação dos centros de vacinação vai permitir o regresso de muitos enfermeiros e médicos de família às suas unidades.

Especialistas pedem cautela. Faltam dados para avaliar benefício da vacinação de crianças
A vacinação de crianças para Covid-19 é um assunto que merece a cautela dos peritos. Faltam dados para confirmar que o benefício é superior ao risco, argumentam.

Há cinco anos que não existiam tantos portugueses sem médico de família
Em junho de 2021 existiam mais 259 mil portugueses sem médico de família do que em junho de 2019.

Faltam meios técnicos e humanos para acelerar vacinação, alertam profissionais de saúde
Os avisos são da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, da Ordem dos Médicos, e de Francisco George, antigo DGS. Para acelerar a vacinação, é preciso recursos humanos, até porque os pacientes não-Covid estão a ficar para trás.

Centros de saúde querem mais articulação com hospitais e privados para recuperar
O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar lembra que a percentagem máxima de pessoal que se pode requisitar para os centros de vacinação não tem em conta as diferentes realidades de cada unidade de saúde.

Para ler ao meio-dia. Óscares e censura, as lições de Chernobil e os anticorpos dos portugueses
O sucesso da realizadora chinesa Chloé Zhao, na cerimónia dos Óscares, está a ser recebido com silêncio e até mesmo casos de censura na China.

Utentes a recusar a vacina? "Já aconteceu a quase todos os profissionais de saúde"
A pandemia veio acentuar ainda mais a importância da vacinação e da imunização contra doenças. A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar alerta para a importância das vacinas na imunização contra doenças, com especial enfoque na Covid-19.

Idade deve ser o principal critério na vacinação? Argumentos a favor e contra
É opinião de muitos, na área da saúde, que a idade deve ser o critério mais relevante na definição dos grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19, mas há quem receie que doentes com certas patologias graves fiquem fora da primeira linha de acesso à vacina.
