O eurodeputado socialista Carlos Zorrinho quer União Europeia a liderar debate sobre alterações climáticas, em todo o mundo.
Corpo do artigo
"Se for eleito a 26 de maio, pretendo criar condições para que a União Europeia seja uma voz afirmativa [e] com força, no contexto da Globalização", afirma o eurodeputado, que acredita que só assim será possível "pôr em prática as muitas medidas, no domínio do combate às alterações climáticas".
O deputado espera que em matéria ambiental e de combate às alterações climáticas, a União Europeia possa "ser inspiradora da globalização". No entanto, considera que há várias questões em aberto, que se colocam nesta altura, como a de saber se "vai haver uma vitória de uma visão europeísta ou, pelo contrário, a União Europeia (...) tenderá a perder força e a implodir?", questiona.
Veja a primeira parte da entrevista
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2019/04/zorrinho_parte_i_20190424150804/mp4/zorrinho_parte_i_20190424150804.mp4
Depois Zorrinho pensa que há ainda que saber se, o caso de uma vitória de partidos pró-europeus, "serão os pró-europeus conformistas, que legislam mas as coisas não saem do papel, ou serão realmente os pró-europeus progressistas, que no domínio da transição energética, no domínio da revolução digital ou no domínio do pilar social, querem efetivamente que as coisas passem do papel à realidade".
Veja a segunda parte da entrevista
https://d2al3n45gr0h51.cloudfront.net/2019/04/zorrinho_parte_i_v2_20190424175659/hls/video.m3u8
"O que é importante neste momento é que a nossa matriz não seja apenas para a União Europeia, mas para o Mundo", defende Carlos Zorrinho, para quem o importante é também que "cada europeu seja um agente ativo nas praticas que reduzem o aquecimento climático".
TSF\audio\2019\04\noticias\24\entrevista_carlos_zorrinho_versao_integral
Ao longo das próximas semanas vamos procurar respostas a questões como as alterações climáticas, crescimento e emprego, direitos humanos, eleições europeias, futuro da Europa, migrantes, proteção dos consumidores, proteção social. Estes são os pontos de partida para a conversa com os eurodeputados, em direto, de Bruxelas ou Estrasburgo.
Todas as semanas, às quartas-feiras, antes do Fórum, na emissão TSF e em TSF online, os temas europeus passam por aqui.