Como ter Cartão de Cidadão digital e renovar carta de condução no telemóvel? Mário Campolargo explica. Veja a entrevista na íntegra
Dinheiro Vivo e a TSF entrevistaram em direto, a partir do stand que têm na Web Summit, o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.
Corpo do artigo
O secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, defendeu em entrevista à TSF e ao Dinheiro Vivo na Web Summit que o Estado deve ser líder na digitalização de serviços e lembrou que, atualmente, já é possível andar com o cartão de cidadão em formato digital no telemóvel e renovar a carta de condução clicando apenas numa notificação.
"Temos uma carteira de documentos digitais ímpar na Europa. Hoje espero que não ande, necessariamente, com os cartões de cidadão físicos em plástico consigo porque os pode ter no seu telemóvel. Refiro-me ao Id.gov.pt que, em conjunto com a chave móvel digital, é verdadeiramente um catalizador da digitalização e da nossa relação com a administração pública. No passado tinha de andar a bater de porta em porta na administração pública. Hoje é a administração pública que vem ter a si através do telemóvel", explicou Mário Campolargo.
Os avisos de renovação da carta de condução começaram a ser feitos por SMS, mas esta mostrou não ser uma solução eficaz e passaram a ser feitos por notificações.
"A partir do momento em que carregam na notificação, toda a informação que está contextualizada nos nossos registos nacionais de notários não necessita de ser novamente escrita, ou seja, a administração pública sente que sabe alguma coisa a propósito de nós, que é útil para nos dar a carta de condução revalidada e fá-lo automaticamente", esclareceu o secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa.