Objeto não identificado dá à costa na Austrália. Autoridades acreditam que seja lixo espacial
Autoridades vão vigiar o cilindro de grandes dimensões até à sua retirada.
Corpo do artigo
Um objeto de origem desconhecida está a intrigar os australianos. O cilindro de grandes dimensões surgiu na praia de Green Head e inicialmente levou as autoridades a aconselhar os curiosos a manter-se afastados.
O alerta foi levantado esta terça-feira, depois de a polícia local revelar que o departamento de bombeiros e centro de química da Austrália ocidental ter "determinado que o objeto é seguro e não representa um risco para a comunidade".
O mais provável é tratar-se de lixo espacial, adianta a polícia, citada pela CNN, acrescentando que vai vigiar o objeto até à sua retirada.
A Agência Espacial Australiana concorda com esta hipótese. "O objeto pode pertencer a um veículo espacial estrangeiro e estamos a entrar em contacto com as nossas homólogas globais que podem fornecer mais informações", pode ler-se numa mensagem divulgada pela organização no Twitter.
We are currently making enquiries related to this object located on a beach near Jurien Bay in Western Australia.
- Australian Space Agency (@AusSpaceAgency) July 17, 2023
The object could be from a foreign space launch vehicle and we are liaising with global counterparts who may be able to provide more information.
[More in comments] pic.twitter.com/41cRuhwzZk
O cilindro aparenta estar parcialmente danificado e está coberto de lapas, o que sugere que terá caído no mar e passado uma quantidade de tempo significativo debaixo de água antes de dar à costa.
A especialista em arqueologia espacial da universidade Flinders adianta que provavelmente o objeto fará parte de um veículo de lançamento de satélites da Índia. "É idêntico em dimensões e materiais", disse Alice Gorman à CNN.