
epa06697367 US Secretary of State Mike Pompeo holds a press conference at the end of the NATO Foreign Ministers council at NATO (North Atlantic Treaty Organization) headquarters in Brussels, Belgium, 27 April 2018. Pompeo took over as USA's top diplomat on 26 April, after being confirmed by the Senate and participated in his first NATO foreign ministers meeting on 27 April. EPA/OLIVIER HOSLET
Olivier Hoslet/ EPA
Donald Trump "está pronto a fazer o que for preciso", diz o secretário de Estado Mike Pompeo.
Corpo do artigo
O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que uma "ação militar" é "possível" se for "necessária" para favorecer a transição política na Venezuela.
"A ação militar é possível. Se for necessário, é o que os estados Unidos farão", afirmou Pompeo numa entrevista à estação de televisão norte-americana Fox.
"Nós preferíamos uma transição pacífica para o poder, com a saída de Maduro e a realização de novas eleições, mas o Presidente (Trump) deixou claro que, num certo momento, é preciso saber tomar decisões", acrescentou Pompeo.
"Ele está pronto a fazer o que for preciso", disse ainda o secretário de Estado.
As autoridades norte-americanas reforçaram terça-feira as pressões sobre as chefias militares e figuras chave do regime para que apoiem o levantamento liderado pelo autoproclamado Presidente interino Juan Guaidó e responsabilizaram a Rússia e Cuba por Maduro se manter no poder.
Juan Guaidó desencadeou na madrugada de terça-feira um ato de força contra o regime de Nicolás Maduro, em que envolveu militares e para o qual apelou à adesão popular
O regime ripostou considerando que estava em curso uma tentativa de golpe de Estado. Não houve, durante o dia de terça-feira, progressos na situação, que continua dominada pelo regime.
Alguns utilizadores indicaram, ao longo do dia, que perderam o acesso a redes sociais (como o Twitter, o YouTube ou o Facebook), enquanto as comunicações telefónicas estiveram muitas vezes interrompidas.
Face à situação que se vive na Venezuela, o Governo português já indicou que, até ao início da noite de terça-feira em Portugal, não havia registo de problemas com a comunidade portuguesa.
SAIBA TUDO SOBRE A TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO NA VENEZUELA
LER MAIS:
- Quem é o homem que quer devolver a Venezuela aos venezuelanos