
DR
Corpo do artigo
O restaurante A Estrela da Mó, em Vila Nova de Poiares abriu portas em 2008. O jovem André Oliveira é exímio na arte de receber. Chamava-se outrora simplesmente A Mó, e o empresário alterou o nome juntando-lhe Estrela, que é o nome da sua mãe. O pai também marca presença, através do frango à Armandito. Armando foi o criador dessa grande especialidade, a que o nosso herói faz diariamente as honras.
As entradas do Estrela da Mó indiciam e garantem muito prazer à mesa. O folhado de queijo de Sicó com mel e nozes é delicioso. Há croquetes de alheira com molho de mostarda e mel que nos põe felizes à medida que os vamos debicando. Gosto muito dos croquetes de chanfana com cremoso de grelos, trabalho genial que há que aplaudir.
Os pratos de peixe encerram muita da magia do Estrela da Mó. É o caso do bacalhau à Esrela da Mó com crosta de salda, batata a murro e migas, autêntico hino ao fiel amigo. Sou fã incondicional das maravilhosas lulas grelhadas com camarão com batata corada, pimentos e cebola. Frescura e arrojo culinário. O polvo assado no forno com salteado de pimentos é muito bom e é feito com primor.
Nos pratos de carne há glória e novidade. Claro que destaco o já citado frango à Armandito, não só por se tratar de homenagem ao pai de André Oliveira mas também porque é delicioso. Evocativo do churrasco à cafriela, com os sabores bem ao rubro. Também há frango à moda da Guia, apresentado com molho de orégãos, bom para comparar. O arroz de cabidela é magnífico, produto de primeira, trabalho culinário precioso. A estrela do Estrela da Mó, contudo é a fantástica chanfana com batata cozida e couve. É servida em caçoila de barro e tem um charme inigualável. Também me deixo encantar muitas vezes pelos secretos de porco ibérico com batata assada, salteado de pimentos e cebola. Como tudo aqui, são incrivelmente saborosos e representam a melhor companhia à mesa, com um dos muitos vinhos excelentes que povoam a garrafeira. Se puder, não deixe de provar os lombinhos de potco com molho de camarão e arroz salteado com frutos secos. É um prato cheio de boas orientalidades e pode ser alternativa apetecível.
As sobremesas são ótimas. Há um leite creme queimado com gelado de baunilha que nos põe no paraíso. É genial a mousse de chocolate em massa filo e molho de frutos vermelhos. E é muito bom o gelado com leite condensado e bolacha com molho de chocolate. Bom mesmo é vir três dias seguidos, em regime de retiro, para provar e aprovar todo o cardápio, e ar que aqui se respira.