
Créditos: DR
O restaurante Ramires, na freguesia da Guia, concelho de Albufeira, pode muito bem ser onde tudo começou. Temos de recuar a 1964, quando José Carlos Ramires teve a douta inspiração de abrir um pequeno café. Hábito relativamente comum entre os portugueses regressados das ex-colónias, a quem devemos todos muito. Serviam-se, então, petiscos simples, mas bons, assim como conservas e presunto. E sobretudo convivia-se longamente, na maioria dos casos evocando as muitas glórias das terras africanas de origem.
Evanescente da cafriela de frango, cedo se começou a disponibilizar a famosa receita, que ganhou reputação e fama como frango de piripiri de churrasco. Foi exatamente neste local específico do Algarve que se iniciou a iguaria que conhecemos simplesmente como frango da Guia. Hoje é delícia bem estabelecida no país inteiro, mas nunca é demais recordar que nasceu no Ramires, em pleno Algarve. Certo é que o café cresceu para uma casa de três pisos, a proporcionar ambientes diversos para que todos se sintam como em casa. Além do maravilhoso frango, encontramos diversas delícias.
As entradas contemplam um excecional pão de alho com queijo São Jorge e orégãos, muito útil sobretudo quando acabamos de chegar de viagem. Querendo, podemos concentrar-nos unicamente no Queijo São Jorge. Temos várias curas ao nosso dispor. Há asinhas de frango picantes às quais é impossível resistir. O chouriço à bombeiro vem em chamas para a mesa, em assadeira de barro, e é muito bom. Há moelas estufadas de enorme qualidade culinária, que juntamente com pão fresco devoramos com muito prazer. E faz-se um debulho com ananás grelhado que cumpre muito bem a vocação de petisco entradeiro.
Não espante muito que os pratos principais sejam sobretudo de frango. Pode sempre levar para comer em casa. Além do frango da Guia, também se produz fantástico peito de frango grelhado. Faz-se um excelente bife da vazia grelhado. Tenro e muito bem temperado, extraido de bovino selecionado. Também há ripas de entrecosto de porco, a carne a separar-se sem esforço dos pequenos ossículos. Os secretos de porco grelhados não lhe ficam atrás. Genialmente temperados, são experiência que vai querer repetir.
As sobremesas são feitas aqui na casa. Destaco a tarte de caramelo salgado, pelo sabor picado e textura firme. O bolo de bolacha é glorioso e, por isso, irresistível. Faz-se uma mousse de chocolate que nos põe sempre felizes. E o bolo de ananás é notável. Tudo nesta casa sexagenária configura tentação.