Atividades variadas e o contacto com os produtores são um convite à descoberta da Região dos Vinhos Verdes no próximo dia 2 de setembro. Várias quintas vão estar de portas abertas.
Corpo do artigo
Proporcionar vários tipos de experiências, que dão a conhecer o mundo aliciante da produção do Vinho Verde, é o objetivo da bem sucedida iniciativa denominada Dia de Portas Abertas,
No dia 2 de setembro, entre as 10h00 e as 19h00, quando a azáfama que antecede as vindimas é grande, dezena e meia de aderentes da Rota dos Vinhos Verdes vão proporcionar aos visitantes diversas atividades.
Caminhadas e piqueniques na vinha; provas de vinhos; passeios de comboio turístico são algumas das escolhas possíveis em diferentes roteiros ao longo dos quais é possível conhecer o modo de vindima e de produção do vinho nas várias sub-regiões.
"O Dia de Portas Abertas é o momento em que, anualmente, a Rota dos Vinhos Verdes se mostra ao público. No primeiro sábado de setembro, mesmo em vésperas da azáfama da vindima, há programas para famílias e para enófilos, mostrando o enoturismo como uma proposta de lazer para diferentes gostos". salienta Dora Simões, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), promotora da iniciativa.
Produtores aderentes
Os produtores aderentes ao Dia de Portas Abertas estão localizados em várias sub-regiões de um território que abrange 48 concelhos integrados na Rota dos Vinhos Verdes, uma via privilegiada para partir à descoberta do noroeste de Portugal, polvilhado de quintas seculares e de adegas envoltas em vinhedos.
Um cenário belo e matizado de verde onde sabe bem falar com produtores e provar bons vinhos nas 14 quintas aderentes:
A&D Wines - Quinta de Santa Teresa (Baião); Adega de Monção e Palácio da Brejoeira (ambos em Monção); Casa da Tojeira (Cabeceiras de Basto); Quinta da Lixa/Monverde Wine Experience Hotel (Amarante); Quinta da Raza e Quinta de Santa Cristina (ambas em Celorico de Basto); Quinta de Lourosa (Lousada); Quintas de Melgaço e Quinta de Soalheiro (ambas em Melgaço); Quinta de Tamariz (Barcelos), Quinta das Arcas (Valongo), Edmun do Val (Valença do Minho) e Quinta da Aveleda (Penafiel).
É aconselhável fazer inscrição prévia em contacto com os produtores ou em www.vinhoverde.pt.