Uma garrafa que incorpora um quatro de século de história e de experimentalismo é tributo da Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez/Barcos Wines ao dedicado e criativo enólogo, o Inconformado José Antas Oliveira.
Corpo do artigo
A edição limitada (apenas 814 garrafas) expressa o caráter exclusivista e simbólico do Zé, um Vinho Verde único, criado para distinguir com criatividade um enólogo versátil e empreendedor, otimista por natureza e que ao longo dos anos foi inovando para colocar em patamar de eleição os produtos de uma casa que agora reconhece o talento e a dedicação de José Antas Oliveira.
O Zé, Inconformado, 100 por cento Loureiro 2021 - à venda só na loja online da Adega - produzido com enriquecedora maceração pelicular é um branco que harmoniza na perfeição com pato assado ou um polvo à lagareiro.
Este vinho é o retrato de um técnico sabedor e experiente, um verdadeiro exemplo de amor ao vinho, traduzido nas mais recentes referências da Barcos Wines.
No eclético portefólio da Adega de Ponte da Barca e Arcos de Valdevez (ADPB), destaque para o 500 Sauvignon Blanc 2022. Trata-se do primeiro vinho produzido com uvas de uma casta estrangeira. Diferente e distinto, é um dos trunfos da exportação da sexagenária APDB. Uma operação de sucesso, na senda dos Descobrimentos, que deram novos mundo ao mundo no século XV. Um feito assinalado com este Sauvignon Blanc de cor amarela pálida com notas de maçã verde e frutos cítricos, envolvidas nos aromas vegetais típicos da casta. Tem boa estrutura, revela-se refrescante e persistente na boca.
APDB Rosé 2022 premiado
As uvas das castas Vinhão (40%), Borraçal (30%) e Espadeiro (30%), oriundas de vinhas com 25 anos, deram cor rosada clara ao Rosé, que conquistou a medalha de ouro no Concurso da Região dos Vinhos Verdes. Desse modo, foi considerado o melhor rosé da Região do ano de 2022, a par do Fedelho Vinhão 2022.
É um vinho meio seco, macio e harmonioso, com aromas de frutos vermelhos, versátil na mesa, qualidade que o torna ideal para saborear petiscos ou pratos ligeiros num ambiente descontraído e de franca convivialidade.
Um trio de castas - Loureiro (75%), Trajadura (12,5%) e Arinto (12,5%) - cujas uvas tiveram proveniência diversa proveniência regional --foi utilizado na produção do APDB Branco 2022, que apresenta novo rótulo em tom verde, mais nobre.
As notas florais, características da casta Loureiro, sobressaem face ao cítrico do Arinto e da Trajadura, neste vinho ideal para acompanhar saladas, carnes brancas e pratos da cozinha oriental. Um vinho ideal para os dias estivais, a pedirem frescura e alguma acidez, qualidades comuns aos novos Barcos Wines, vinhos que saem do Alto Minho, em plena Região dos Vinhos Verdes para o mundo.