As vindimas são uma festa e na Herdade do Rocim o enquadramento é perfeito: pisa a pé, bucha e Cante animam programa com alma e sabor alentejano.
Corpo do artigo
A Herdade do Rocim, a meio caminho entre Cuba e Vidigueira, no Baixo Alentejo, é uma referência no enoturismo de elevada qualidade e na produção de vinhos. No vasto e diversificado portefólio estão incluídos os vinhos de talha, bem elaborados e que expressam a ancestralidade de uma produção com história milenar.
A ligação aos hábitos e práticas da região tem sido uma das caraterísticas de um produtor cujos vinhos revelam modernidade, fruto de um trabalho laborioso, consistente e criativo, pilares de um projeto de sucesso, assente na viticultura biológica, com a menor intervenção e impacto ambiental possíveis, e, na adega, onde a matéria-prima é respeitada para salvaguardar a qualidade de cada bago.
Por estes dias, a azáfama é grande: as vindimas já começaram, consequência dos humores climáticos, cada vez mais extremados.
A Herdade do Rocim abre as portas a quem desejar ser vindimador ou participante na pisa a pé e dá, uma vez mais, relevante contributo à promoção de um rincão alentejano matizado de verde e polvilhado de alvas igrejas integradas na chamada Rota do Fresco, que guardam pinturas murais dos séculos XV e XVI.
O ciclo de iniciativas já organizadas - Abertura das Talhas/Amphora Wine Day, um estrondoso sucesso a caminho da 6.ª edição - e Rota dos Vinho de Talha/Amphora Wine Tour, em articulação com outros produtores - acaba de ser enriquecido com a possibilidade de participação nas vindimas, graças a um programa que permite ter contacto direto com o processo da colheita, receção e pisa das uvas.
Durante o mês de agosto, entre as 11h00 e as 13h00, a Herdade do Rocim abre as portas para a "bucha", plena de sabores alentejanos - queijos; enchidos; ovos mexidos com espargos, tomate e cogumelos; empadas; pão; azeite, fruta da época e algumas sobremesas - enquanto decorre a receção das uvas.
A experiência "Bucha da Vindima" inclui visita mais técnica à adega e à zona de receção da uva e ainda uma prova dos mostos da uva, que estiver a ser vindimada nesse dia.
Este programa decorre no mês de agosto, de terça-feira a sábado, entre as 11h00 e as 13h00 e tem o valor de 35 euros por pessoa (mínimo de duas pessoas).
Pisa a pé ao ritmo do cante
Um programa especial está reservado para o dia 9 de setembro (sábado): entre as 11h00 e as 17h30, o cante marcará o ritmo cadenciado da pisa a pé.
Após a receção (às 11h00) com vinhos Herdade do Rocim e queijos e enchidos alentejanos, segue-se a visita à vinha pedagógica e acompanhamento do processo de vindima.
O churrasco de porco preto acompanhado com as tradicionais migas em modo "buffet", está marcado para as 13h30.
A partir das 16 horas, a pisa a pé ao som deveras singular do cante, expressão única da tradição alentejana e Património Imaterial da Unesco, estará no centro da ação.
De referi que, ali bem perto, na vila de Cuba, apodada de "Catedral do Cante", nasceu há 90 anos o 3.º grupo coral alentejano mais antigo e em atividade: Os Ceifeiros.
Número mínimo de participantes
A participação tem o valor de 65 euros por pessoa, estando incluídos o acompanhamento técnico do grupo; "t-shirt", chapéu e um vinho "Fresh From Amphora".
O programa está sujeito a reserva feita com 72 horas de antecedência, para um número mínimo de 12 e um máximo de 40 participantes. Grupos de empresa sob consulta.
O programa base poderá ainda ser complementado com a experiência "Vidigueira Master Blender" (valor acrescido de 25 euros): é um desafio aos candidatos a enólogo, que dessa forma terão oportunidade de criar o seu próprio vinho.
Reservas através do email: enoturismo@herdadedorocim.com